Leituras

Nesta página apresentamos algumas sugestões de leitura que podem contribuir com a prática pedagógica.


A eficiência na deficiência

Autor (es): SILVA, J.T.     Ano:    Editora: Nossa gente
Resumo:
O livro retrata uma história, real e romanceada, narrada pelos pais sobre a convivência diária com a filha Aline, portadora da Sindrome de Down. Aline, após uma série de estímulos, encantos e desencantos, atingiu o estágio de bailarina clássica, dançando com sapatilhas de pontas.




A pedagogia das diferenças na sala de aula
Autor(es): PERRENOUD, P.     Ano: 2001     Editora: ArtMed
Resumo:
Há várias décadas a escola vem transformando as desigualdades sociais e culturais em desigualdades de resultados escolares, devido à sua 'indiferença pelas diferenças'. Atualmente, novas ferramentas estão sendo utilizadas para demonstrar que o fracasso escolar não é uma fatalidade - a pedagogia de suporte, a pedagogia diferenciada, a individualização dos percursos de formação, o ensino por ciclos, os estudos dirigidos e módulos no ensino médio, entre outras. No entanto, essas iniciativas nem sempre produzem os resultados esperados e, às vezes, os professores se desestimulam e retornam ao ensino coletivo que tinham denunciado antes. Neste livro, Philippe Perrenoud auxilia a compreender esse fenômeno, a analisar as resistências ligadas a uma organização social pensada em outra época, e a entender as inquietudes daqueles que consideram arriscado que as diferenças sejam levadas em conta.

Abolindo mocinhos e bandidos: o professor, o ensinar e o aprender.
Autor(es): SILVA, Eelzamir Gonzaga; TUNES, Elizabeth.     Ano: 1999    Editora: UNB


Abuso sexual em crianças
Autor(es): SANDERSON. C.     Ano: 2005     Editora: M. Books
Resumo:
Este livro oferece orientação a respeito de como discutir sobre toques e comportamentos apropriados e não apropriados e sobre os perigos do abuso sexual, considerando a meia idade das crianças. A autora apresenta informações sobre abusadores e meios de proteção contra suas tentativas de ganhar acesso a uma criança por intermédio de seu aliciamento, do de seus pais e do aliciamento de outros adultos. Inclui, ainda, informações atualizadas sobre o uso da Internet e de telefones celulares.


Aprender e reaprender: educabilidade cognitiva no século XXI
Autor(es): FONSECA, V.      Ano:       Editora: Salesiana
Resumo:
Neste livro você pode encontrar respostas para as questões: Como preparar os jovens para uma permanente e perpétua mudança? Como promover a adaptabilidade dos trabalhadores para as novas tecnologias? 

Aprendizagem: tramas do conhecimento, do saber e da subjetividade
Autor(es): SCOZ, Beatriz. et all.      Ano: 2006.     Editora: Vozes

Aprendizagem e Trabalho Pedagógico
Autor(es): TACCA, Maria Carmem V. Rosa. (Org.)    Ano:      Editora: Alínea
Resumo:
Os autores escreveram para o livro capítulos refletindo o desenvolvimento de suas pesquisas relacionadas aos processos de aprendizagem e ao trabalho pedagógico em áreas específicas do conhecimento, como matemática e alfabetização, ou discutindo aspectos de maior abrangência, relativos à aprendizagem em seus aspectos constitutivos como: a produção de sentido subjetivo na escola; a criatividade no trabalho docente e na aprendizagem; as formas e uso de estratégias de ensino-aprendizagem; o contexto relacional na sala de aula; o trabalho pedagógico na educação infantil e reflexões sobre a educação inclusiva.
Assim, esta proposta poderá corresponder aos interesses de diversos profissionais da área de educação e psicologia educacional, incluindo estudantes inseridos em programas e cursos de formação de professores em diferentes níveis e modalidades de ensino.

Avaliação do rendimento escolar.
Autor(es): SOUSA, Clarilza Prado (Org.)    Ano: 2008     Editora: Papirus
Resumo:
Este livro trata da avaliação do rendimento escolar. A autora, circundando o tema, possibilita uma visão da avaliação que propicia o debate e a redefinição do conceito que avaliar é medir.



Avaliação na escola de 1º grau: uma análise sociológica.
Autor(es): LUDKE, Menga; MENDIANO, Zélia. (Orgs). 
Ano: 2002       Editora: Papirus
Resumo:
Esta obra busca contribuir para a recuperação da função básica da escola - a formação do cidadão. O livro trata do processo de avaliação, que é um dos mecanismos que faz com que alguns alunos desistam de exercer seu direito à educação.

Avaliação: políticas e práticas
Autor(es): VILLAS BOAS, Benigna Maria Freitas    Ano:    Editora: Papirus 
Resumo:
A avaliação é um dos temas mais debatidos atualmente. O termo aparece em 13 dos 92 artigos da LDB de 1996. Tem assumido papel central na cena política contemporânea, pois é braço visível e invisível das reformas educativas necessárias aos ajustes econômicos que caracterizam a sociedade globalizada. Os textos que compõem esse livro tratam de temas polêmicos e atuais: as exigências e as necessidades em relação à avaliação; a pedagogia das competências como “política” de formação e “instrumento” de avaliação; as lógicas da avaliação institucional; a progressão continuada e a democratização do ensino e, também, a avaliação formativa. Embora cada texto trate de um aspecto ou de uma prática avaliativa, apresentam como elo a importância atribuída aos processos avaliativos, indicando a necessidade de que estes sejam concebidos e conduzidos com vistas ao desenvolvimento de alunos, professores, cursos e instituições. Lembram, ainda, que a avaliação é necessária para promover a inclusão, e não a exclusão.

Brincadeiras para a sala de aula
Autor(es): MALUF, A. C. M.    Ano: 2008    Editora: Vpzes
Resumo:
O livro traz sugestões de atividades para os professores trabalharem em sala com seus alunos.


Cadê a Síndrome de Down que estava aqui? O gato comeu...
Autor (es): TUNES, E.H.; PIANTINO, L.D.    Ano: 2001   Editora: Autores Associados
Resumo:
Neste livro, são descritas as ações de Lurdinha, mãe de uma criança com Síndrome de Doewn, procurando mostrar que pessoas com esta síndrome podem se desenvolverde modo muito próximo daquilo que os autores consideram normal. O livro propõe questionamentos e indica alternativas.

100 Jogos para grupos
Autor(es): YOZO, R. Y. K.    Ano: 1995    Editora: Ágora
Resumo:
Este é um instrumento de trabalho indispensável para qualquer profissional que trabalha com grupos. Seu autor, psicodramatista com experiência em várias frentes, não se limita a listar cem jogos aleatoriamente. Ele os classifica de acordo com o momento do grupo, sendo, portanto, extremamente didático.
Desenvolvimento Psicomotor e Aprendizagem

Autor(es): FONSECA, V.    Ano: 2008    Editora: Artmed
Resumo:
Neste livro, Vitor da Fonseca apresenta um levantamento das principais linhas de conceituação do desenvolvimento psicomotor, conseguindo superar o desafio de unificar concepções de distintas disciplinas e de vários autores oriundos de diferentes culturas. O resultado é a mais completa e compreensível descrição do modo como funciona a psicomotricidade. 

Desenvolvimento psicológico e educação: Psicologia Evolutiva - Vol. 1
Autor(es): SALVADOR, César Coll ett all.    Ano: 2004    Editora: Artmed
Resumo:
Trata do 'Desenvolvimento psicológico e educação', desde a infância até a velhice. Apresenta uma análise conceitual introdutória e o estudo da infância e adolescência. Em sua nova edição, esta obra completamente atualizada será o texto de referência mais relevante da psicologia evolutiva no início do século XXI.
Desenvolvimento psicológico e educação: Psicologia da Educação Escolar - Vol. 2
Autor(es): SALVADOR, César Coll ett all.     Ano: 2004     Editora: Artmed
Resumo:
Uma obra completamente atualizada que enfatiza as práticas educativas escolares, a dinâmica dos processos de construção do conhecimento na sala de aula, a importância dos conteúdos da aprendizagem e do ensino e as relações e interconexões entre educação escolar e outros contextos e cenários educativos.


Desenvolvimento psicológico e educação: transtornos de desenvolvimento e necessidades educativas especiais - Vol.3
Autor(es): SALVADOR, César Coll ett all     Ano: 2004     Editora: Artmed
Resumo:
Sob o pano de fundo da atenção à diversidade do modelo educativo espanhol, analisam-se as dificuldades de aprendizagem, os distúrbios do desenvolvimento e as necessidades educativas especiais, como também os correspondentes processos de avaliação e assessoramento psicopedagógico.

Escola, Currículo e Avaliação
Autor(es): ESTEBAN, Maria Tereza    Ano: 2005    Editora: Cortez
Resumo:
A avaliação vem se tornando a cada dia um tema mais polêmico. Não se pode pensar no debate educativo sem considerar a avaliação nos marcos das políticas públicas e em sua realização no cotidiano escolar, portanto, fortemente vinculada às questões curriculares. Este livro se insere no movimento de reflexão sobre a democratização das práticas escolares de modo a articulá-las a um amplo movimento de emancipação social. Os trabalhos que o compõem estão claramente comprometidos com a elaboração de processos de avaliação que se oponham às práticas classificatórias, instrumentos de exclusão, ainda presentes no cotidiano escolar e expressam a busca de alternativas que façam da avaliação um processo dialógico que convide ao saber e à reflexão, contribuindo para romper com a histórica exclusão que caracteriza a nossa escola.

Escola, Estado e Sociedade. 
Autor(es): FREITAG, Bárbara      Ano: 2005     Editora: Centauro
Resumo:
A importância que os órgãos oficiais vêm recentemente atribuindo à educação como um fator básico do desenvolvimento brasileiro merece especial atenção, já que durante longos períodos da história brasileira a educação como fator do desenvolvimento foi total ou parcialmente negligenciada. Este livro traz - Quadro Teórico; Política Educacional - Uma Retrospectiva Histórica; A Política Educacional de 1964 - 1975.
Ética para meu filho
Autor(es): SAVATER, Fernando    Ano: 2004    Editora: Martins Fontes
Resumo:
Como falar de ética a adolescentes sem cair na simples crônica das idéias morais ou na doutrinação casuística sobre questões práticas? Este livro não pretende resolver este problema nem ser uma manual escolar de moralidade. Procura contribuir, filosófica e literariamente, para colocar da melhor maneira essa preocupação.



História Social da Criança e da Família
Autor(es): ÀRIES, Philippe.    Ano: 1981    Editora: LTC
Resumo:
O historiador francês Philippe Ariès estuda a inserção da criança na vida social desde a Idade Média até os tempos modernos. Por meio da história do cotidiano, ele analisa como se davam as relações e porque mudaram.O livro traz os seguintes temas: Sentimento da infância; As idades da vida; A descoberta da infância; O traje das crianças; Pequena contribuição à história dos jogos e brincadeiras; Do despudor à inocência; Os dois sentimentos da infância; A vida escolástica; Jovens e velhos escolares da Idade Média; Uma instituição nova; O colégio; Origens das classes escolares; As idades dos alunos; Os progressos da disciplina; As 'pequenas escolas'; A rudeza da infância escolar; A escola e a duração da infância; A família; As imagens da família; Da família medieval à família moderna; Família e sociabilidade.

Libertar as inteligências: exclusão escolar como processo de exclusão social.

Autor(es): FONSECA, V.    Ano:     Editora: Salesiana




Modificabilidade Cognitiva: Abordagem Neuropsicológica Da Aprendizagem Humana

Autor(es): FONSECA, V.    Ano:     Editora: Salesiana
Resumo:
A aprendizagem não se resume à simples adição de atenção, memória e aquisição, mas exige a extraordinária fusão de funções cerebrais múltiplas. 
O jogo do contrário em avaliação
Autor(es): HOFFMAN, Jussara     Ano: 2006 Editora:  Mediação
Resumo:
Este não é apenas um livro, é um jogo do contrário em avaliação. Ele se apresenta ao avesso, em todos os sentidos. Pode ser lido de frente para trás, de trás para frente, porque a leitura dos capítulos, tal como a aprendizagem, não tem caminhos a priori definidos - cada leitor decidirá o melhor jeito de captar-lhe o sentido. Duas partes compõem o jogo. Numa delas, 'entre claros e escuros da avaliação', Jussara se posiciona em relação a questões polêmicas, debatidas nas escolas, insistindo em princípios essenciais à concepção mediadora. Na outra, 'fazendo o jogo do contrário', traz um convite sensível à reconstrução das práticas avaliativas em respeito às diferenças. Entrelaçando textos, contextos e exemplos de casos, organiza suas considerações teóricas em três tempos; o tempo de admiração dos alunos, o tempo de reflexão sobre suas manifestações e o tempo de invenção de novos jeitos de ensiná-los. Nas tramas dos contrários, o livro é um instigante convite à leitura e à releitura, porque a autora, assim como defende idéias próprias com o vigor de sempre, deixa portas abertas às 'ousadias' de cada um.

O outro no desenvolvimento humano.
Autor(es): SIMÃO, Lívia Mathias; MARTÍNEZ, Albertina Mítjans.
Ano: 2004    Editora: Thomson Pioneira
Resumo:
Com o objetivo de enfatizar o estudo da diversidade das alternativas de análise em Psicologia, os autores desta obra tentam suscitar as muitas possibilidades que norteiam o caminho dessa área. Dividido em oito capítulos, o livro mostra aos estudantes de Psicologia o diálogo sobre a relação sujeito-outro no desenvolvimento humano, abordando as perspectivas que os autores constroem como pesquisadores e docentes. Focado sempre no desenvolvimento humano, o livro oferece um debate epistemológico em Psicologia, examinando qual o lugar do outro nesse desenvolvimento, destacando ainda a importância central que esse debate tem em outras áreas como a Educação e a Saúde, permitindo que estudiosos e pesquisadores nessas áreas tenham à disposição mais uma ferramenta para lidar com um assunto profundo e difícil de ser estudado - o ser humano.

Pedagogia da Autonomia
Autor(es): FREIRE, Paulo    Ano: 2008     Editora: Paz e Terra
Resumo:
'Pedagogia da Autonomia', de Paulo Freire, é o livro que sintetiza a sua pedagogia do oprimido e o engrandece como gente.




Pedagogia das diferenças na sala de aula.
Autor (es):ANDRÉ, Marli Elisa D. A. de      Ano: 1999    Editora: Papirus
Resumo:
O livro enfoca a pedagogia das diferenças nas séries iniciais do ensino fundamental. Além de apresentá-la em linhas gerais, as autoras discutem, entre outros temas, o uso do diário como instrumento de avaliação e investigação didática, o trabalho com erro e as atividades de reforço no ensino de matemática, a construção coletiva do projeto pedagógico de uma escola e os desafios enfrentados por uma professora iniciante para lidar com as diferenças dos alunos em sala de aula. Esse livro interessa a todos que, de uma forma ou de outra, estão envolvidos na luta contra o fracasso escolar e na construção de uma prática docente voltada para o sucesso da aprendizagem.

Piaget, Vygotsky e Wallon: teorias psicogenéticas em discussão
Autor(es): MARTA, Kohl de; DE LA TAILLE, Yves;  DANTAS, Heloysa   
Ano: 1992     Editora: Summus
Resumo:
Três professoras da Universidade de São Paulo, da área de psicologia do desenvolvimento e aprendizado, analisam substantivos em psicologia à luz das teorias de Piaget, Vygotsky e Wallon. Entre eles, os fatores biológicos e sociais no desenvolvimento psicológico e a questão da afetividade e da cognição.
Psicologia da Educação
Autor(es): SALVADOR, César Coll     Ano:1999     Editora: Artmed
Resumo:
Em toda a situação educativa intervém uma série de variáveis e processos de natureza psicológica e outros de natureza não-piscológica. A compreensão desses processos e variáveis é imprescindível para entender o ato educativo. Este livro estuda esses processos de conhecimento que são vividos pelas pessoas na sua participação em atividades educativas de diferentes âmbitos, tais como a escola, a família e o trabalho.


Saúde e Educação

Autor(es): WERNER, Jairo     Ano: 2001     Editora: Gryphus

Sujeito e Subjetividade
Autor(es): GONZÁLEZ-REY, F.     Ano: 2003     Eidtora: Thomson Pioneira
Resumo:
Fernando González Rey apresenta uma discussão sobre os processos e as formas de organização da psique humana. Assume o conceito de subjetividade sob uma perspectiva dialética complexa dentro de uma representação histórico-cultural, que se estende a diferentes perspectivas da psicologia contemporânea. Analisa o curso histórico da construção do conhecimento psicológico e oferece uma proposta para superar a fragmentação e as dicotomias que têm dominado o campo. Transita pelas teorias mais significativas do pensamente psicológico moderno, incluindo as tendências atuais, como o behavorismo social, o enfoque sociocultural e a teoria das representações sociais. A perspectiva da psicologia que se apresenta em 'Sujeito e Subjetividade' abre diferentes projeções interdisciplinares na construção do problema da subjetividade.

Os resumos dos livros foram retirados dos sítios:

Eventos

V Conferencia Latinoamericana de Promocíon de la Salud y Educacíon para La Salud
Local: Cidade de México - México D.F.
Data: 10 a 13 de abril de 2012
Informações e inscrições: orla.rcm@upr.edu ; http://www.promocion.salud.gob.mx/dgps/interior1/5ta_conferencia.html
IX Congresso da ALAPCO - Associação Latino-americana de Psicoterapias Cognitivas
Local: UERJ - Rio de Janeiro - RJ
Data: 12 a 14 de abril de 2012
Tema: "Terapias Cognitivas: Agregando Novos Saberes"Inscrição de trabalhos: até 30 de novembro de 2011
Informações e inscrições: info@alapco.com;
https://ssl476.locaweb.com.br/creacteve/eventos/reserva_pt.aspx?EventoID=95&lang=pt-br


IV Congresso da União Latinoamericana de Psicologia
Local: Montevideu - Uruguai
Data: 26 a 28 de abril de 2012
Tema: "Construindo a identidade latino-americana da Psicologia"
Informações e inscrições: ulapsi2012@gmail.com ; www.ulapsi.org.br/site/ulapsi.aspx

III Congresso Latino Americano de Análise Bioenergética
Local: São Paulo - SP
Data: 07 a 09 de junho de 2012.
Informações e inscrições: http://www.analisebioenergetica.com/site/index.php?central=conteudo&id=172&perfil=1&idEdicao=0

XVIII Congreso Internacional de Psicoterapia de Grupo y Procesos Grupales
Local: Centro de Convenciones Cartagena de Indias Julio Cesar Turbay Ayala - Cartagena, Colombia
Data: 16 a 21 de julho
Tema: "Entre Mundos y Culturas: Transformacion Social"
Informações e inscrições: http://www.iagpcongress.org/index.php?la=es

International Congress of Psychology
Local: Cape Town, South Africa
Data: 22 a 22 de Julho
Informações e inscrições:Tel.: +27 (11) 486 3322 Facsimile: +27 (11) 486 3266/77; info@icp2012.com; http://www.icp2012.com

120th Annual Convention of the American Psychological Association
Local: Orlando, Florida
Data: 2 a 5 de agosto
Informações e inscrições: http://www.apa.org/convention/index.aspx

3rd International Conference on Education and Educational Psychology
Local: Istanbul, Turkey
Data: 10 a 13 de outubro
Informações e inscrições: http://www.iceepsy.org/

XVI Congreso Latinoamericano de Sexología y Educación Sexual
Local: Medellín - Colombia: Hotel Nutibara - Calle 52 A # 50-46 Frente al Mudeo Antioquia
Data: 10 a 13 de outubro
Tema: "Sexualidad: Ciencia y Arte del Nuevo Milenio"
Informações e inscrições: Tel.: (57)(4) 265 4477 - 351 2624 ; gerencia@cepicolombia.com ; http://www.clases2012.com/clases2012

VII International Conference on the Dialogical Self
Local: Athens, Georgia, USA
Data: 25 a 28 de outubro
Informações e inscrições: bfecho@uga.edu ; http://www.coe.uga.edu/dialogicalself2012

Congresso Educador
Tema: Família, Sociedade e Escola: onde pretendemos chegar? Data: 16 a 19 de maio de 2012
Informações:http://www.futuroeventos.com.br/educar/congresso-educador/

III SIMPÓSIO NACIONAL DISCURSO, IDENTIDADE E SOCIEDADE
Data: 14, 15 e 16 de fevereiro
Local: Instituto de Estudos da Linguagem - Unicamp , SP
Informações: http://www.iel.unicamp.br/sidis/

I° CIFLE - Colóquio Internacional de Formação de professores de línguas estrangeiras: desafios da aprendizagem e do ensino
data: 16 e 17 de março
Local: UFRJ – Campus da Praia Vermelha
Informações: http://www.forproli.com.br/cifle/

II Simpósio Internacional do Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Linguagem – II SINIEL
Data: 18 e 20 de abril
Local: Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE
Informações: http://www.niel-ufrpe.com.br/siniel.html

2º CIELLI – Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários e 5º CELLI – Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários
Data: 13, 14 e 15 de junho
Local: UEM – Universidade Estadual de Maringá
Informações: http://www.cielli.com.br/

18º Congresso de Leitura do Brasil (COLE)
Data: 16 a 20 de julho de 2012
Local: UNICAMP – Campinas, SP
Informações: http://alb.com.br/noticia/18%C2%BA-cole-congresso-leitura-0

XVI ENDIPE
Data: 23 a 26 de julho de 2012
Local: Campinas – SP
Informações: http://www.endipe2012.com.br/

IX ANPED SUL – Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul
Data: 29 de julho a 01 de agosto
Local: Universidade de Caxias do Sul
Informações: http://www.ucs.br/ucs/eventos/anped_sul_2012/apresentacao


Cursos em Psicologia e Educação - 2012

PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA ANALÍTICA E RELIGIÃO OCIDENTAL E ORIENTAL
Local: ICHTHYS INSTITUTORUA FERNANDO CRETELLA, 84 - CURITIBA
Informações: FONE: 4133579895; ichthys@ichthysinstituto.com.br

PSICOSSOMÁTICA E PSICOONCOLOGIA A LINGUAGEM DO CORPO NO ADOECER
Local: CEPPS CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM PSICOLOGIA E SAÚDEAV.
Período: 14 de janeiro de 2012
Informações: FONE: 1134768365; cepps@cepps.com.br

COMPLEMENTAÇÃO PARA ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOLOGIA DO TRÂNSITO - INTENSIVO
Período: 14 a 27 de janeiro de 2012
Local: BELO HORIZONTE - MG
Inscrições: fone: 3125178750; 3125178799; mailto:bh@posgraduar.com.br

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO PSICOLOGIA JURÍDICA
Período: 16/1/2012 a 16/1/2014
Local: IPEBJ EDUCACIONAL,RIBEIRÃO PRETO-SP)Informações:FONE: 1636241724; ipebj@ipebj.com.br Para mais informações, clique aqui e acesse o site.

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ARTETERAPIA
Período: 28/1/2012 a 7/7/2012
Local: INSTITUTO BAURUENSE DE PSICODRAMA
Informações: Fone: 1432243042; mailto:ibaponline@ig.com.br

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICODRAMA
Período:28/1/2012 a 6/10/2013
Local: INSTITUTO BAURUENSE DE PSICODRAMA Informações:FONE: 1432243042 mailto:ibaponline@ig.com.br

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TERAPIA DE CASAIS E FAMÍLIAS
Período: 28/1/2012 a 5/10/2013
Local: INSTITUTO BAURUENSE DE PSICODRAMA Informações: FONE: 1432243042; mailto:ibaponline@ig.com.br

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOLOGIA EM ÁREA ESPECÍFICA NA SAÚDE MENTAL

Período:1/2/2012 a 31/1/2013
Local:IRMANDADE DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE SÃO PAULO
Informações: FONE: 1121767980: mailto:cepsicol@santacasasp.org.br

PÓS-GRADUAÇÃO (LATO SENSU) EM PSICOLOGIA HOSPITALAR
Período: 1/2/2012 a 1/4/2013
Local:HOSPITAL SANTA PAULA - VILA OLÍMPIA - SÃO PAULO
Informações: FONE
: 1155358474 1124763371; mailto:contatos@unisaopaulo.com.br

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOLOGIA EM ÁREA ESPECÍFICA NO HOSPITAL GERAL
Período:1/2/2012 a 31/1/2013
Local:IRMANDADE DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE SÃO PAULO
Informações: FONE: 1121767980;mailto:cepsicol@santacasasp.org.br

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOLOGIA NA SAÚDE MENTAL
Período: 1/2/2012 a 31/1/2013
Local:IRMANDADE DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE SÃO PAULO
Informações: FONE: 1121767980; mailto:cepsicol@santacasasp.org.br

FORMAÇÃO EM TERAPIA PSICOCORPORAL MORFOANALITICA
Período: 2/2/2012 a 2/2/2015
Local:RIBEIRÃO PRETO-SPRECANTO FELIZ - RECREIO INTERNACIONAL
Informações: FONE: 1636212314 1138623912 mailto:marcia.lavaqui@hotmail.com

CURSO LIVRE DE FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE
Período:2/2/2012 a 13/12/2012
Local:SOCIEDADE PAULISTA DE PSICANÁLISE;
VILA MARIANA - SÃO PAULO
Informações: FONE: 1155396799; mailto:sppsic4@terra.com.br

PÓS-GRADUAÇÃO EM GERIATRIA E GERONTOLOGIA - TEÓRICO E PRÁTICO
Período: 6/2/2012 a 4/2/2013
Local:CEPPS CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM PSICOLOGIA E SAÚDE
Informações: FONE: 1134768365 mailto:cepps@cepps.com.br

PÓS-GRADUAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOLOGIA HOSPITALAR E DA SAÚDE
Período: 8/2/2012 a 8/2/2014
Local:CEPPS CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM PSICOLOGIA E SAÚDE
Informações: FONE: 1134768365; imailto:info@cepps.com.br

III CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DEPENDÊNCIA QUÍMICA DO GREA - HCFMUSP
Perído: 10/2/2012 a 9/3/2013
Local:INSTITUTO DE PSIQUIATRIA DO HOSPITAL DAS CLÍNICAS
Informações: FONE: 1130696960; mailto:grea@usp.br

III CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DEPENDÊNCIA QUÍMICA
Perído: 10/2/2012 a 9/3/2013
Local:INSTITUTO DE PSIQUIATRIA - HC FMUSPRUA
Informações: FONE: 1126617891 1126616960; mailto:grea@usp.br

CURSO: O DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL DO INDIVÍDUO (WINNICOTT)
Perído:11/2/2012 a 9/6/2012
Local:NEPA-NÚCLEO DE ESTUDOS PSICANALÍTICOS DE ARAÇATUBA
Informações: FONE: 1836253881;mailto:nepa@nepa.com.br

A TÉCNICA NA PSICANÁLISE DE CRIANÇAS
Perído:11/2/2012 16/6/2012
Local:NEPA-NÚCLEO DE ESTUDOS PSICANALÍTICOS DE ARAÇATUBA
Informações: FONE: 1836253881 ; mailto:nepa@nepa.com.br

PÓS-GRADUAÇÃO (LATO SENSU) EM PSICOPATOLOGIA E DEPENDÊNCIA QUÍMICA
Perído: 11/2/2012 a 21/7/2013
Local:AUDITORIO DO HOTEL MERAKAV. - SÃO PAULO
Informações: FONE: 1155358474; 1124763371; mailto:contatos@unisaopaulo.com.br

XII ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOLOGIA HOSPITALAR E DA SAÚDE - TEÓRICO E PRÁTICO
Perído: 11/2/2012 a 8/2/2014
Local:CEPPS CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM PSICOLOGIA E SAÚDE
Informações: FONE: 1134768365; mailto:info@cepps.com.br

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOLOGIA HOSPITALAR
Perído:18/2/2012 a 25/2/2012
Local:HOSPITAL ISRAELITA ALBERT EINSTEIN - SÃO PAULO
Informações: FONE: 1121511233; mailto:psicologia@einstein.br

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM CIÊNCIAS FORENSES
Perído:24/2/2012 a 24/2/2014
Local:IPEBJ EDUCACIONAL,RIBEIRÃO PRETO-SP
Informações:FONE: 1636241724; mailto:ipebj@ipebj.com.br

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM CRIMINOLOGIA
Período:24/2/2012 a 24/2/2014
Local:IPEBJ EDUCACIONAL, RIBEIRÃO PRETO-SP
Informações: FONE: 16362417; ipebj@ipebj.com.br

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TEORIA E CLÍNICA PSICANALÍTICA "DE FREUD A LACAN E WINNICOTT'
Período:1/3/2012 a 5/12/2013
Local:CENACES CENTRO NACIONAL DE CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO
Informações: FONE: 1130829800; 1130829544; cenaces@cenaces.com.br

RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM ONCOLOGIA PEDIÁTRICA UNIFESP
Período: 1/3/2012 a 1/3/2014
Local:UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO
Informações: FONE: 1155764717; coremu@unifesp.br

IV CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOLOGIA HOSPITALAR E DEMAIS INSTITUIÇÕES DE SAÚDE
Período: 5/3/2012 a 5/4/2013
Local:HOSPITAL DO CORAÇÃO - SÃO PAULO
Informações:FONE: 1130536611; esppsico@hcor.com.br

X CURSO DE EXTENSÃO EM PSICOLOGIA HOSPITALAR
Período: 5/3/2012 a 30/3/2013
Local:HOSPITAL DO CORAÇÃO - SÃO PAULO
Informações: SFONE: 1130536611; esppsico@hcor.com.br

CURSO DE FORMAÇÃO EM GESTALT-TERAPIA
FORMATO SEMANAL
Período: 6/3/2012 a 30/4/2014
Local: INSTITUTO GESTALT DE SÃO PAULO Informações:FONE: 1138428939; igsp@gestaltsp.com.br

CURSO DE FORMAÇÃO EM GESTALT-TERAPIA
Período:6/3/2012 a 30/3/2014
Local:INSTITUTO GESTALT DE SÃO PAULO
Informações:FONE: 1138428939; 1138491983; igsp@gestaltsp.com.br

CURSO: ABORDAGEM PSICANALÍTICA DOS TRANSTORNOS PSICOSSOMÁTICOS
Período:17/3/2012 a 16/6/2012
Local:NEPA-NÚCLEO DE ESTUDOS PSICANALÍTICOS DE ARAÇATUBA
Informações:FONE: 1836253881; nepa@nepa.com.br

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOLOGIA NA REDE BÁSICA DE ATENÇÃO À SAÚDE
Período: 20/3/2012 a 20/5/2013
Local: FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA SANTA CASA DE SÃO PAULO
Informações:FONE: 1133677888; pos.graduacao@fcmscsp.edu.br

CURSO DE FORMAÇÃO EM GESTALT-TERAPIA COM CRIANÇAS
Local:INSTITUTO GESTALT DE SÃO PAULO
Informações: 1138428939; 1138491983; igsp@gestaltsp.com.br

CURSO DE FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE
Período:27/3/2012 a 2/12/2014
Local: CENTRO DE ESTUDOS PSICANALÍTICOS
Informações: FONE: 1138642330; 1138650017; cep@centropsicanalise.com.br

Legislações

- Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (LDB): estabele as diretrizes e bases da educação no Brasil.



- Lei Federal nº 8.069, de 13 de julho de 1990 (ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente): dispõe sobre a proteção integral prioritária à criança e ao adolescente.



- Lei nº 10.098/94, de 23 de março de 1994: Estabelece as normas gerais e os critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências.



- Lei nº 10.436/02, de 24 de abril de 2002: Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e dá outras providências.



- Lei nº 7.853/89, de 24 de outubro de 1989: CORDE - Estabelece o apoio às pessoas portadoras de deficiência.



- Lei Nº 8.859/94: Modifica dispositivos da Lei nº 6.494, de 7 de dezembro de 1977, estendendo aos alunos de Ensino Especial o direito à participação em atividades de estágio.



- Decreto Nº 319/91, de 23 de agosto de 1991: dispõe sobre a integração dos alunos com necessidades especiais nas escolas regulares.



- Decreto Nº 186/08, de 24 de dezembro de 2008: Aprova o texto da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e de seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova Iorque, em 30 de março de 2007.



- Decreto nº 6.949/09, de 25 de agosto de 2009: Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova Iorque, em 30 de março de 2007.



- Decreto Nº 6.094/07, de 24 de abril de 2007: Dispõe sobre a implementação do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação.



- Decreto Nº 6.215/07, de 26 de setembro de 2007: institui o Comitê Gestor de Políticas de Inclusão das Pessoas com Deficiência – CGPD.



- Decreto Nº 6.214/07, de 26 de setembro de 2007: Regulamenta o benefício de prestação continuada da assistência social devido à pessoa com deficiência.



- Decreto Nº 6.571/08, de 17 de setembro de 2008: Dispõe sobre o atendimento educacional especializado.



- Decreto nº 5.626/05, de 22 de dezembro de 2005: Regulamenta a Lei 10.436 que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS.



- Decreto nº 2.208/97, de 17 de abril de 1997: Regulamenta Lei 9.394 que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional.



- Decreto nº 3.298/99, de 20 de dezembro de 1999: Regulamenta a Lei no 7.853, de 24 de outubro de 1989. Dispõe sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, consolida as normas de proteção, e dá outras providências.



- Decreto nº 914/93, de 06 de setembro de 1993: estabelece a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência.



- Decreto nº 2.264/97, de 27 de junho de 1997: Regulamenta a Lei nº 9.424/96, que dispõe sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério.



- Decreto nº 3.076/99, 01 de junho de 1999: Cria o CONADE (Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência).



- Decreto nº 3.691/00, de 19 de dezembro de 2000: Regulamenta a Lei nº 8.899/96 que concede Passe Livre às Pessoas Portadoras de Deficiência.



- Decreto nº 3.952/01, de 04 de outubro de 2001: dispõe sobre o Conselho Nacional de Combate à Discriminação.



- Decreto nº 5.296/04: Regulamenta as Leis n° 10.048 e 10.098 com ênfase na Promoção de Acessibilidade.



- Decreto nº 3.956/01, de 08 de outubro de 2001: Promulga a Convenção Interamericana para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Pessoas Portadoras de Deficiência.



- Resolução CNE/CEB Nº 2, de11 de setembro de 2001: institui as diretrizes nacionais para a educação especial na educação básica.



- Resolução CEDF nº 1/2005, 02 de agosto de 2005: estabelece normas para o Sistema de Ensino do Distrito Federal, em observância às disposições da Lei nº 9.394, de 20 dedezembro de 1996 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional.



- Portaria nº 976/06, 05 de maio de 2006:estabelece os critérios de acessibilidade aos eventos do MEC.



- Portaria nº 1.793/94, de dezembro de 1994: Dispõe sobre a necessidade de complementar os currículos de formação de docentes e outros profissionais que interagem com portadores de necessidades especiais e dá outras providências.



- Portaria nº 3.284/03, de o7 de novembro de 2003: Dispõe sobre requisitos de acessibilidade de pessoas portadoras de deficiências, para instruir os processos de autorização e de reconhecimento de cursos, e de credenciamento de instituições.



–Portaria nº 319/99, de 26 de fevereiro de 1999: Institui no Ministério da Educação, vinculada à Secretaria de Educação Especial/SEESP a Comissão Brasileira do Braille, de caráter permanente



- Portaria nº 554/00, de 26 de abril de 2000: Aprova o Regulamento Interno da Comissão Brasileira do Braille.



- Portaria nº 8/01, de 23 de janeiro de 2001: estabelece sobre a necessidade de rever, atualizar e consolidar os procedimentos operacionais adotados pelas unidades de recursos humanos para a aceitação, como estagiários, de alunos regularmente matriculados e que venham freqüentando, efetivamente, cursos de educação superior, de

ensino médio, de educação profissional de nível médio ou de educação especial, vinculados à estrutura do ensino público e particular.



- Estratégia de Matrícula: documento anualmente elaborado pela SUBIP - Subsecretaria de Planejamento e Inspeção de Ensino, para normatizar o processo de matrícula na Rede Pública de Ensino do DF, para o ano letivo subseqüente, de acordo com o decreto no.28.007/2007, em conformidade com o artigo 104, parágrafo único, da resolução no. 01/2005-CEDF e o Regimento Interno da SEDF (SEEDF).



- Regimento Interno Escolar: instrumento que regulamenta a organização didático-administrativa das Instituições Educacionais da Rede Pública de Ensino do DF, nos termos da legislação pertinente. Aqui encontram-se informações sobre os diferentes tipos de Instituições de Ensino de acordo com seu atendimento e sua estrutura organizacional, pedagógica e administrativa (SEEDF).



- Convenção ONU Sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência 2007.



- Carta para o Terceiro Milênio, de 09 de setembro de 2009: pelo reconhecimento dos direitos humanos de qualquer cidadão.



- Declaração de Salamanca, de 1994: estabelece os Princípios , Política e Prática em Educação Especial



- Convenção da Guatemala, de 28 de maio de 1999: prevê a eliminação de todas as formas de discriminação contra pessoas com deficiência e o favorecimento da sua integração na sociedade, define a discriminação e dá outras providências.



- Declaração dos Direitos das Pessoas Deficientes: propõe o desenvolvimeto de ação conjunta e separada, em cooperação com a Organização,para promover padrões mais altos de vida, pleno emprego e condições dedesenvolvimento e progresso econômico e social de pessoas com defiência.



- Declaração Internacional de Montreal sobre Inclusão, de juho de 2001: constitui a Declaração mais recente sobre INCLUSÃO, obtida em importante Congresso. Internacional, realizado em Montreal, Quebec.